Blog

Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”

Passeio organizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão, trouxe neste domingo (14) centenas de turistas para a XVI Vindima Goethe 2024, em Urussanga, Sul de SC

 

Na manhã deste domingo (14) o apito da Maria Fumaça anunciou a chegada do “Expresso 

Goethe”, na antiga estação de trem, em Urussanga, região sul de Santa Catarina. Os quase 300 turistas de diversas cidades catarinenses, chegaram animados para participar da XVI Vindima Goethe.  A viagem de Tubarão à Urussanga dura 2 horas e 30 minutos e no trem, durante as comissárias em cada vagão, acompanham os passageiros. Músicos animam ainda mais o passeio com canções italianas. “Essa é uma ação turística e cultural, que o Museu Ferroviário promove para manter essa memória, a história, a cultura ferroviária, e também a italiana, junto com a Urussanga, levando os turistas para vinícolas com o almoço típico italiano, as degustações”, disse Jefferson Vitorino, coordenador do passeio Ferroviário Expresso.

 

Na vinícola Trevisol, o grupo de visitantes foi recebido com a tradicional caipivinho, a caipira de vinho, depois conheceram um pouco da história da família que há mais de cem anos produz a bebida na localidade de Rio Caeté, interior de Urussanga. Depois uma visita ao pequeno museu da propriedade, e à indústria, onde ocorre toda a transformação da uva em vinho, e para finalizar um almoço típico italiano. “Temos orgulho da nossa história, estamos na quinta geração, com o nosso filho Miguel que começa a dar os primeiros passos no negócio“, ressaltou Edneia Trevisol, que coordena as atividades turísticas e gastronômicas da vinícola. 

 

Com tesoura, cesto e chapéu os turistas se preparam para a colheita 

 

A colheita é uma das experiências mais aguardadas pelos turistas. Para quem fez centenas de quilômetros de carro, e enfrentou mais de duas horas de trem, o sol e o calor de 35 a experiência de colher a uva direto da parreira. “É  tudo maravilhoso, espetacular. Sempre voltamos ao passado quando a gente viaja no trem, né? A ferrovia Tereza e Cristina tem uma história importante, e depois poder chegar aqui, viver tudo isso, e ainda colher a uva é muito divertido“, falou animada a pedagoga Vivian Moura, de Florianópolis. 

 

Armados de cesto, tesoura e chapéu para proteger do sol escaldante, o grupo se dirige ao parreiral para iniciar a colher a uva que já está madura nos parreirais da Vigna Mazon, em Urussanga. Depois é o  momento da pisa, uma antiga tradição dos italianos que no passado esmagavam as frutas com os pés para fabricar o vinho. “A vinícola é maravilhosa,  com uma comida boa, típica italiana, que eu adoro. Já fiz a degustação dos vinhos, dos espumantes, e daqui a pouco vamos fazer a nossa colheita de uva. É um local rústico, é um local legal, agradável“, disse empolgado o funcionário público Fábio Farias.

 

Programação nas vinícolas vai até 28 de janeiro 

 

A Vindima iniciou neste fim de semana e vai até 28 de janeiro com programação especial na Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin, além da Pousada Vale dos Figos, em Urussanga, e da Pousada Imigração, em Pedras Grande.

 

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro,a Progoethe organiza com apoio do Governo Municipal de Urussanga, a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição,às 18h30. Na sequência, às 19h30 a Vindima in Festa, evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. Com música, vinho e gastronomia. 

 

São patrocinadores do evento: Sebrae, BRDE,Unesc, Olim Agro. Parceria oficial: Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans. Apoio: Epagri

 

Programação da Vindima: https://www.valesdauvagoethe.com.br/noticia.php?id=29

 

Reserve as experiências exclusivas: https://materiais.unesc.net/xvi-vindima-goethe

 

Texto: Janine Limas 

Fotos: Fabiano Limas/Especial Progoethe

 

 

Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”
Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”
Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”
Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”
Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”
Retorno ao passado com o passeio de locomotiva “Expresso Goethe”


Voltar